ILSA Sustentável

Transformar o modo de preservar e alimentar o planeta.

Esse é o nosso propósito.

Nosso principal desafio é atender as necessidades de uma agricultura cada vez mais especializada, desenvolvendo produtos de forma sustentável e com plena responsabilidade social e ambiental.

Sustentabilidade de ponta a ponta: praticando o conceito de economia circular.

Produtos eficientes e sustentáveis ​​devem partir de uma produção igualmente eficiente e sustentável. Na base de nossos processos produtivos está o uso de matérias-primas renováveis, bem como o aproveitamento de subprodutos de outras cadeias produtivas.

Nosso centro de P&D está empenhado em buscar soluções biotecnológicas que permitam obter substâncias e compostos bioativos para nutrir o solo e as plantas, de modo a promover uma agricultura saudável e em harmonia com o meio ambiente.

Com isso, além de reduzir o impacto ambiental de cada produto, buscamos ser sustentáveis em todos os processos e estarmos alinhados ao moderno conceito da economia circular.

Sustentabilidade de ponta a ponta: praticando o conceito de economia circular.

A ILSA Brasil tem
300.000
motivos para
comemorar.

Atingimos a marca de 300.000 toneladas de subprodutos da indústria recebidos e transformados em fertilizantes orgânicos e organominerais de alta performance para uso na agricultura.

Nossos fertilizantes, fruto de muita pesquisa e tecnologia, não agridem o meio ambiente e melhoram a qualidade química e física do solo.

Com isso, aumentamos a produtividade das lavouras e contribuímos para alimentar o planeta de forma sustentável.

Veja no gráfico os resultados para o meio ambiente:

300.000 t
300.000 t
de subprodutos da indústria foram reciclados
500.000 ha
500.000 ha
de lavouras adubadas e milhares de toneladas de alimentos produzidos de forma sustentável
4.000.000 ha
4.000.000 ha
de florestas preservadas
40.000 t
40.000 t
de CO2 sequestrado da atmosfera e fixado no solo

Alinhada aos objetivos da ONU:

A ILSA Brasil está sempre buscando mais.

A ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que buscam adesão global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça as atitudes, práticas e esforços da ILSA Brasil, que estão conectados aos objetivos mundiais da ONU, na busca de um desenvolvimento sustentável para as gerações atuais e futuras.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ECONOMIA CIRCULAR:
Utilizamos subprodutos da indústria coureiro-calçadista como matéria-prima para fabricar a matriz orgânica de todos os nossos fertilizantes. Desta forma, evitamos passivos ambientais importantes e estimulamos a economia circular.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

SEQUESTRO DE CARBONO:
Todas as lavouras e florestas plantadas com os fertilizantes ILSA contribuem para o sequestro de carbono da atmosfera, fixando-o novamente no solo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

TECNOLOGIA:
A produção de 1 kg de nitrogênio com nossas tecnologias utiliza 50% menos energia que a produção de 1 kg de nitrogênio mineral.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

PROTEÇÃO DAS ÁGUAS:
Nossos fertilizantes orgânicos protegem o solo da contaminação com nitratos, pois a lenta liberação de N (mediada pela microbiologia do solo) faz com que este elemento seja utilizado em sua totalidade pelas plantas durante todo o seu ciclo produtivo. Desta forma, não ocorre lixiviação para os lençóis freáticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

CONHECIMENTO, PRODUÇÃO E RENDA:
Nosso trabalho diário no campo leva informação de qualidade a mais de 5 mil pessoas, contribuindo para o aumento da produção e da renda no campo. 20 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas no campo, trabalhando para aumentar da produção e a renda no campo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

PROTEÇÃO DO SOLO E DOS RECURSOS:
Através da promoção de práticas agrícolas sustentáveis, colaboramos para a conservação dos solos, dos recursos naturais e do aumento da biodiversidade do solo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

COOPERAÇÃO:
Em conjunto com outras indústrias do setor, fundamos a Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos. A associação trabalha para promover processos industriais de baixo impacto ambiental e valorizar a agricultura sustentável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ILSA SOLIDÁRIA:
Através do programa ILSA Solidária, contribuímos com a educação ambiental de crianças e adolescentes de várias escolas municipais do entorno de nossas unidades. Além do trabalho nas escolas, participamos do projeto ARBORIZAR (plantio de Árvores nativas nas cidades) e campanhas do Agasalho. Trata-se de um trabalho voluntário que nossos colaboradores exercem em conjunto com as prefeituras.