Quando falamos em produção agrícola falamos de uma cadeia de produção e organização que deve ser realizada, buscando minimizar fatores que possam ocasionar perdas econômicas.
Segundo a EMPRAPA os custos com fertilizantes em culturas anuais, por exemplo, variam de 20 a 40%. Por isso práticas de armazenamento devem ser utilizadas para garantir a longevidade e qualidade dos fertilizantes armazenados, além de garantir a segurança nos locais onde eles ficam estocados.
A ILSA tem algumas dicas para o melhor armazenamento de fertilizantes.
Como armazenar sacarias?
Recomenda-se armazenar as sacarias sobre estrados de madeira protegidos com chapa de Eucatex ou papelão para evitar que rasguem.
Além disso, devem-se empilhar no máximo 25 sacos. Pilhas maiores podem causar aglomeramento e/ou empedramento dos fertilizantes que ficam por baixo.
Outra dica importante é observar datas de validade e utilizar primeiro os produtos com maior tempo de armazenagem. Evitar danos nas sacarias para que não ocorra umedecimento do fertilizante.
Os fertilizantes devem ser acomodados em locais com temperatura entre 5 e 30°C (alguns tipos de fertilizantes são sensíveis a altas temperaturas).
Cuidar para que não haja goteiras evitando assim que a água da chuva molhe as sacarias.
Armazenar o fertilizante em local adequado, coberto e bem ventilado para protegê-lo da umidade e a 1metro de distância de paredes, beiradas e vigas. Empilhamento máximo: 1 pallet. Entre um e outro deve haver uma chapa de Eucatex a fim de evitar danos ao pallet de baixo e facilitar o empilhamento.
Como armazenar os big bags?
As embalagens de Big Bags NÃO devem ser armazenadas em locais descobertos (céu aberto).
Deve-se também dobrar sempre a parte superior da embalagem para que não entre umidade.
Da mesma forma que as sacarias, os fertilizantes devem ser acomodados em locais com temperatura entre 5 e 30°C (alguns tipos de fertilizantes são sensíveis a altas temperaturas).
IMPORTANTE: Os fertilizantes não devem ser armazenados junto de qualquer material inflamável.
Outro fator simples porém importante é cuidar para que não haja pregos ou assemelhados no estrado que possam perfurar o Big Bag.
Empilhar no máximo duas embalagens de Big Bags.
A pilha não deve se inclinar, caso isso aconteça, arrume-a imediatamente para evitar acidentes.
Como armazenar os fertilizantes líquidos e hidrossolúveis?
É importante que fiquem armazenados sobre estrados para sua melhor conservação.
Os fertilizantes NÃO devem ser armazenados junto de qualquer material inflamável.
Os fertilizantes líquidos e hidrossolúveis devem ser armazenados separadamente.
Da mesma forma que os demais fertilizantes, devem ser acomodados em locais com temperatura entre 5 e 30°C (alguns tipos de fertilizantes são sensíveis a altas e baixas temperaturas).
Líquidos: É importante cuidar na hora de empilhar os produtos, empilhar no máximo 3 bombonas.
Hidrossolúveis: Podem ser armazenados com até 7 sacos por pilha, em local adequado, coberto e bem ventilado para protegê-lo da umidade e a 1 metro de distância de paredes, beiradas e vigas.
Essas foram algumas dicas de como devem ser armazenados os diferentes tipos de fertilizantes, de forma a evitar eventuais perdas econômicas e manter a segurança da propriedade evitando acidentes.
Referências
EMBRAPA
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/549450/consumo-e-producao-de-fertilizantes-no-brasil acesso 14/04/2024.
ILSA fertilizantes
Autores
Eng. Agr. Dra. Angélica Schmitz Heinzen
Eng. Agr. Msc. Carolina Custódio Pinto
Eng. Agr. Msc. Thiago Stella de Freitas